Bem-vindo ao Conhecimentos Gerais, um site dedicado a oferecer informações e conhecimentos sobre uma variedade de matérias, incluindo português, matemática, ciências, geografia e muito mais.

Vôlei Sentado: Conheça As Regras, Como Funciona e Mais

Hoje, vamos explorar um esporte adaptado que está ganhando popularidade e reconhecimento em todo o mundo: o vôlei sentado. Esta variação inovadora e inclusiva do vôlei tradicional traz uma nova dimensão ao jogo que conhecemos e amamos.

O que é o Vôlei Sentado?

Imagem com O que é o Vôlei Sentado?
impulsiona.org.br

É uma versão adaptada do vôlei tradicional que foi projetada para jogadores com deficiências físicas. Embora mantenha muitos dos fundamentos e regras do vôlei tradicional, o vôlei sentado tem algumas diferenças notáveis que o tornam um esporte distinto e empolgante.

  • A quadra: a quadra da modalidade é menor do que a quadra de vôlei tradicional. A quadra tem dimensões de 10 metros de comprimento por 6 metros de largura, com uma linha de ataque situada a 2 metros da rede.
  • A rede: a rede do vôlei sentado também é mais baixa do que a rede do vôlei tradicional. Para os homens, a altura da rede é de 1,15 metros, e para as mulheres, a altura da rede é de 1,05 metros.
  • Os jogadores: em cada equipe do esporte, existem seis jogadores na quadra de cada vez. Assim como no vôlei tradicional, os jogadores rotacionam posições conforme o jogo progride.
  • O jogo: no vôlei sentado, os jogadores devem ter contato com o chão em todo momento. Isso significa que eles devem se movimentar pela quadra usando suas mãos e braços, enquanto permanecem sentados. A bola é jogada de maneira semelhante ao vôlei tradicional, com os jogadores usando técnicas de saque, passe, ataque e bloqueio.
  • As regras: muitas das regras do esporte são semelhantes às do vôlei tradicional, como o sistema de pontuação e a proibição de tocar a rede. No entanto, uma diferença importante é que, no vôlei sentado, um jogador é considerado fora de jogo se ele ou ela não estiver em contato com o chão no momento de tocar a bola.

Como o vôlei sentado é Jogado?

O esporte é jogado de maneira muito semelhante ao vôlei tradicional, embora tenha algumas diferenças e adaptações específicas para facilitar a participação dos jogadores com deficiências físicas. 

Aqui está um resumo de como o vôlei sentado é jogado:

  • A quadra e a rede: a quadra da modalidade tem dimensões de 10 metros de comprimento por 6 metros de largura, menor que a quadra de vôlei padrão. A rede também é mais baixa – para os homens, a altura da rede é de 1,15 metros e para as mulheres, é de 1,05 metros.
  • Os jogadores: cada equipe de vôlei sentado tem seis jogadores na quadra. Para garantir uma competição justa, as equipes podem incluir jogadores com diferentes níveis de deficiência.
  • As regras do jogo: em termos de regras do jogo, o esporte é bastante semelhante ao vôlei tradicional. O objetivo é enviar a bola por cima da rede e fazer com que ela caia na quadra do adversário, marcando um ponto. As equipes têm até três toques para devolver a bola. No entanto, no vôlei sentado, os jogadores devem manter contato com o chão em todos os momentos. Isso significa que os jogadores devem mover-se pela quadra usando as mãos e os braços enquanto permanecem sentados.
  • Servindo e jogando: o jogador saca sentado atrás da linha de fundo. Depois disso, a equipe tem até três toques para retornar a bola ao lado adversário. Isso pode incluir um toque para o levantador (o jogador que “configura” a bola para o ataque), um toque para o atacante (o jogador que ataca a bola sobre a rede), e possivelmente um toque defensivo se a bola voltar rapidamente.
  • Movimentação: os jogadores se movem pelo chão usando os braços. As regras especificam que uma parte do tronco do jogador deve estar em contato com o chão quando eles tocam a bola.
  • Pontuação e vitória: o vôlei sentado geralmente é jogado em sets, com o primeiro time a atingir 25 pontos (com uma vantagem de pelo menos dois pontos) vencendo o set. Os jogos são geralmente disputados em melhor de cinco sets, com o quinto set, se necessário, sendo jogado até 15 pontos.
Veja também:  Olimpíadas: Desvendando os Segredos de Como Funcionam

O vôlei sentado é um esporte emocionante que exige habilidade, estratégia e trabalho em equipe, assim como o vôlei tradicional. 

Oferece uma oportunidade fantástica para os jogadores com deficiências físicas competirem em um esporte de equipe de alta energia.

A Comunidade do Vôlei Sentado

Imagem com A Comunidade do Vôlei Sentado
www.manaus.am.gov.br

O vôlei sentado tem uma comunidade forte e acolhedora. O esporte é jogado tanto em nível de clubes quanto internacionalmente, com competições que incluem campeonatos regionais, mundiais e até os Jogos Paralímpicos.

A inclusão é uma parte fundamental do vôlei sentado. A natureza do esporte permite que pessoas com diferentes tipos e graus de deficiência física joguem juntas, tornando-o um esporte verdadeiramente inclusivo.

O Vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos

O vôlei sentado tem sido um elemento importante dos Jogos Paralímpicos desde que foi introduzido pela primeira vez em 1980. 

O esporte é reconhecido por sua inclusão, competitividade e a maneira como reflete os princípios fundamentais do Movimento Paralímpico, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade.

Nos Jogos Paralímpicos, tanto os homens quanto as mulheres competem no vôlei sentado, e as competições costumam ser muito acirradas e emocionantes. Cada equipe consiste em seis jogadores em quadra, com até seis substitutos à disposição.

Para se qualificar para competir nos Jogos Paralímpicos, os atletas devem ter uma deficiência física que afete a mobilidade de suas pernas ou quadris. 

Isso torna o vôlei sentado um esporte extremamente inclusivo, pois permite que atletas com uma ampla gama de habilidades e deficiências participem.

Veja também:  Os Esportes Mais Perigosos do Mundo: Conheça o TOP 10

Em termos de regras, o vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos é muito semelhante ao vôlei sentado jogado em outros níveis. 

No entanto, os jogos são frequentemente jogados em melhor de cinco sets, em vez de três, e as equipes competem em um torneio de eliminação simples para determinar as medalhas de ouro, prata e bronze.

Nos últimos anos, países como Brasil, China, Irã, Bósnia e Herzegovina, e Estados Unidos têm sido potências no vôlei sentado paralímpico, frequentemente competindo por medalhas em competições masculinas e femininas.

A participação no vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos continua a crescer, e o esporte é cada vez mais reconhecido por seu dinamismo, habilidade e espírito competitivo. 

Como sempre, os Jogos Paralímpicos prometem ser um palco emocionante para o vôlei sentado.

O Futuro do Vôlei Sentado

Imagem com O Futuro do Vôlei Sentado
agenciamural.org.br

O futuro do vôlei sentado parece brilhante. Com um crescente reconhecimento mundial e uma comunidade cada vez maior de jogadores e fãs, este esporte promete continuar a crescer e a evoluir.

O vôlei sentado é um lembrete maravilhoso do poder do esporte de superar obstáculos e promover a inclusão

Com sua combinação única de habilidade, estratégia e espírito de equipe, este esporte adaptado tem algo a oferecer a todos, seja você um jogador em potencial, um fã do esporte ou simplesmente alguém interessado em apoiar o esporte adaptado.

Encorajamos todos a sair e experimentar o vôlei sentado – seja assistindo a uma partida, se envolvendo com a comunidade ou até mesmo pegando uma bola e jogando. 

Não importa o seu nível de habilidade ou experiência, há um lugar para você no emocionante mundo do vôlei sentado. Então, o que você está esperando? Entre no jogo!

você pode gostar também

Escreva um comentário