Tipos de Sais – Principais tipos e suas Características

Hoje iremos falar sobre os principais tipos de sais e suas características, fornecendo uma visão geral abrangente sobre esse tema relevante.

Área de Estudo

Os sais são estudados principalmente no campo da Química, dentro dela o estudo dos sais está inserido na área da Química Inorgânica, que se dedica ao estudo dos elementos e compostos inorgânicos, incluindo os sais.

Ela é diferente da Química Orgânica, que trata de compostos que possuem carbono em sua composição.

Mas o que é Química Inorgânica?

Imagem com sais na química

A Química Inorgânica é o ramo da química que estuda os elementos e compostos inorgânicos, ou seja, aqueles que não contêm carbono em sua estrutura molecular.

Ela investiga as propriedades, a estrutura, as reações químicas e as aplicações dos elementos químicos e de seus compostos inorgânicos, abrangendo desde:

• Metais;
  • Não metais;
  • Ácidos;
  • Bases;
  • Sais; e
  • Materiais inorgânicos, em geral.

Além disso, ela desempenha um papel fundamental na compreensão da matéria e na criação de novos materiais, catalisadores, medicamentos e tecnologias que impactam diversos setores da sociedade.

Outras áreas que estudam o sais

Além da Química Inorgânica, os sais também podem ser estudados em outras áreas relacionadas, dependendo do contexto específico. Por exemplo, na:

• Área de Alimentação e Nutrição: os sais são explorados em relação à sua presença em alimentos e ao impacto na saúde humana;
  • Na área de Geologia: os sais são estudados como componentes minerais e sua formação em ambientes geológicos; e
  • Na Engenharia de Materiais: os sais podem ser investigados quanto às suas propriedades e aplicações em materiais avançados.

Em resumo, embora a Química Inorgânica seja a disciplina principal que aborda o estudo dos tipos de sais, outras áreas científicas e tecnológicas também podem se relacionar com esse tema de acordo com suas aplicações específicas.

Mas afinal, o que são Sais?

Os sais são substâncias químicas amplamente utilizadas em diversas áreas, desde a culinária até a indústria química. Eles são compostos iônicos formados pela combinação de um cátion metálico com um ânion não metálico.

O que são compostos iônicos?

Compostos iônicos são formados pela combinação de cátions (íons com carga positiva) e ânions (íons com carga negativa) por meio de ligações iônicas.

Esses compostos são sólidos, possuem alta temperatura de fusão e ebulição, e formam estruturas cristalinas. A atração eletrostática entre os íons mantém essas estruturas sólidas.

Compostos iônicos são encontrados na natureza e têm diversas aplicações em diferentes áreas, como indústria química e farmacologia.

Eles desempenham um papel importante no estudo da Química Inorgânica e são fundamentais para compreender propriedades e reações químicas.

O que são cátions e ânions?

Cátions e ânions são íons, ou seja, átomos ou grupos de átomos que possuem carga elétrica devido ao ganho ou perda de elétrons.

1. Cátions:

Os cátions são íons com carga positiva, o que significa que eles perderam elétrons. Isso ocorre principalmente com os metais, que têm a tendência de perder elétrons e formar cátions positivos. Por exemplo, o sódio (Na) possui um elétron na camada de valência e, ao perdê-lo, se transforma em um cátion sódio (Na+). Outro exemplo é o cálcio (Ca), que perde dois elétrons e forma o cátion cálcio (Ca2+). Os cátions são atraídos por ânions e tendem a formar compostos iônicos.
  2. Ânions:

Os ânions são íons com carga negativa, o que significa que eles ganharam elétrons. Isso ocorre principalmente com os não metais, que têm alta afinidade por elétrons e tendem a ganhá-los para obter uma configuração eletrônica estável. Por exemplo, o cloro (Cl) possui sete elétrons na camada de valência e, ao ganhar um elétron, forma o ânion cloreto (Cl-). Da mesma forma, o oxigênio (O) ganha dois elétrons para formar o ânion óxido (O2-). Os ânions são atraídos por cátions e também tendem a formar compostos iônicos.