Funções oxigenadas: definição, nomenclatura e exercícios

Hoje iremos falar sobre as funções oxigenadas. Se você está aqui é porque precisa saber sobre funções oxigenadas, certo?!

Então, primeiramente iremos explicar o que são elas. As funções oxigenadas são um grupo de compostos orgânicos que possuem o oxigênio como elemento constituinte em sua estrutura molecular.

Além disso, essas substâncias desempenham papéis essenciais em diversas áreas da química, sendo amplamente utilizadas na indústria, na sociedade e na economia.

Antes de continuar iremos dar um breve relato sobre o que é uma estrutura molecular

Estrutura Molecular

Imagem com oxigenio

Estrutura molecular refere-se à organização tridimensional dos átomos em uma molécula. É a disposição espacial dos átomos, bem como as ligações químicas entre eles.

A estrutura molecular é fundamental para determinar as propriedades físicas e químicas de uma substância, incluindo sua reatividade, solubilidade, ponto de fusão e ponto de ebulição.

Além disso, ela é determinada pela distribuição dos elétrons na molécula e pelas forças atrativas e repulsivas entre os átomos.

Ela influencia a forma como os átomos se organizam no espaço, formando ângulos de ligação e arranjos específicos.

Conceitos de Reatividade, Solubilidade, Ponto de fusão e Ponto de Ebulição – O que são?

Esses conceitos a seguir, são fundamentais para compreender as propriedades e o comportamento das substâncias, tanto do ponto de vista químico quanto físico.

• Reatividade: É a capacidade de uma substância ou composto químico de se envolver em reações químicas, interagindo com outras substâncias e sofrendo transformações químicas.
  • Solubilidade: É a medida da capacidade de uma substância (soluto) se dissolver em outra substância (solvente) para formar uma solução homogênea. A solubilidade é influenciada por fatores como temperatura, pressão e natureza das substâncias envolvidas.
  • Ponto de fusão: É a temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o estado líquido, mantendo-se em equilíbrio. Representa a temperatura em que as forças de coesão entre as moléculas do sólido são suficientemente enfraquecidas para permitir a mobilidade e o rearranjo das partículas.
  • Ponto de ebulição: É a temperatura na qual uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, também mantendo-se em equilíbrio. Indica a temperatura em que a pressão de vapor da substância iguala-se à pressão externa, permitindo a formação de bolhas de vapor em todo o líquido.
Veja também:  Geometria Molecular: o que é, teoria, tipos e exemplos

Como determinar uma estrutura molecular?

Para determinar a estrutura molecular, são utilizadas diversas técnicas experimentais, como:

• Espectroscopia;
  • Difração de raios-X; e
  • Ressonância magnética nuclear.

Além disso, métodos teóricos, como a teoria do orbital molecular e a teoria da função de onda eletrônica, também são aplicados para prever e descrever a estrutura molecular.

A estrutura molecular desempenha um papel crucial em muitos aspectos da química e de outras áreas científicas.

Ela está intimamente relacionada às propriedades e comportamentos das substâncias, como suas interações com outras moléculas, a capacidade de formar ligações químicas, a estabilidade e a atividade biológica.

Definição das Funções Oxigenadas

As funções oxigenadas englobam uma variedade de compostos orgânicos que contêm ligações carbonooxigênio, como:

• Álcoois;
  • Cetonas;
  • Aldeídos;
  • Ácidos carboxílicos;
  • Ésteres;
  • Éteres, entre outros.

O oxigênio desempenha um papel fundamental nessas moléculas, conferindo propriedades e características específicas.

Para que Servem as Funções Oxigenadas?

As funções oxigenadas possuem diversas finalidades e aplicações em diferentes áreas:

1. Indústria Farmacêutica: Muitos medicamentos são compostos por funções oxigenadas, como álcoois e ésteres, que atuam como princípios ativos. Esses compostos são utilizados para tratar doenças, aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
  2. Indústria de Cosméticos: Álcoois e éteres são amplamente utilizados na fabricação de produtos cosméticos, como loções, cremes, perfumes e maquiagens. Essas substâncias conferem propriedades emolientes, solubilidade e aroma aos produtos.
  3. Indústria Alimentícia: Os ésteres são comumente utilizados como flavorizantes naturais, conferindo aroma e sabor a alimentos e bebidas. Além disso, ácidos carboxílicos, como o ácido acético, são utilizados como conservantes e acidulantes em alimentos.
  4. Solventes e Diluentes: Muitas funções oxigenadas, como éteres e cetonas, são utilizadas como solventes em processos industriais, na fabricação de tintas, vernizes, produtos de limpeza e adesivos. Esses compostos possuem boa solubilidade e volatilidade controlada, sendo amplamente empregados na indústria química.
  5. Combustíveis e Energia: Alcoóis, como o etanol, são utilizados como biocombustíveis, podendo substituir parcialmente a gasolina em motores de veículos automotivos. Além disso, éteres são utilizados como solventes e aditivos em combustíveis.

Descoberta e Desenvolvimento das Funções Oxigenadas

A descoberta das funções oxigenadas está intimamente ligada ao desenvolvimento da química orgânica e à evolução da compreensão das propriedades e reatividades dos compostos orgânicos.

No século XIX, os químicos começaram a investigar e isolar diferentes compostos contendo oxigênio em sua composição.

Logo, a partir dessas descobertas, surgiram os primeiros estudos sobre a nomenclatura e propriedades das funções oxigenadas.

Paralelamente a isso, existem avanços na síntese orgânica que permitem a obtenção controlada desses compostos, possibilitando sua utilização em diversas aplicações.