Bem-vindo ao Conhecimentos Gerais, um site dedicado a oferecer informações e conhecimentos sobre uma variedade de matérias, incluindo português, matemática, ciências, geografia e muito mais.

Sistema Nervoso – Entenda como ele funciona

Primeiramente, imagine que você está em um parque de diversões! Imaginou? Emocionante, cheio de luzes e brinquedos, não é? 

Agora, imagine esse cenário todo dentro do seu corpo e você terá uma pequena ideia do quanto é complexo e fascinante o mundo do sistema nervoso

O sistema nervoso é responsável por coordenar e controlar todas as funções do nosso organismo, desde movimentos simples até processos mais complexos, como a tomada de decisões e a expressão de emoções

Neste artigo, vamos explorar esse sistema surpreendente, entender como ele funciona e quais são as suas principais etapas.

Função do Sistema Nervoso

Imagem com Função do Sistema Nervoso
www.todamateria.com.br

Sua principal função é coordenar e controlar todas as atividades do nosso corpo, permitindo-nos interagir com o ambiente e responder aos estímulos ao nosso redor. 

Então, é graças a esse sistema complexo que podemos nos mover, pensar, sentir emoções e experimentar o mundo ao nosso redor. 

Além disso, ele capta informações do ambiente através dos órgãos sensoriais, processa essas informações no cérebro e envia sinais de volta para o corpo. Isso nos permite realizar movimentos, pensar, sentir emoções e interagir com o mundo ao nosso redor. 

Esse sistema também controla funções automáticas do corpo e é a base das nossas experiências sensoriais e emocionais. 

Além disso, ele é a sede das nossas emoções e sentimentos, é através dele que sentimos alegria, amor, medo, tristeza e outros sentimentos.

Além de ser por ele que enxergamos, ouvimos, vemos e sentimos o cheiro das coisas.

A função do sistema nervoso pode ser resumida em três etapas principais:

  • Recepção de Informações
  • Processamento e Integração
  • Resposta e Ação

Além das funções básicas de receber, processar e responder a estímulos, o sistema também desempenha outras funções importantes, como:

  • Controle das funções automáticas e involuntárias do corpo – respiração, a frequência cardíaca, a digestão e a regulação da temperatura corporal. 
  • Regulação do humor, do sono e na expressão de emoções.

Composição do Sistema Nervoso

É composto por dois principais órgãos: 

  • O cérebro 
  • Medula espinhal

Além disso, também existe uma complexa rede de células especializadas chamadas neurônios que trabalham juntamente com o cérebro e a medula. 

Esses neurônios são como as pequenas unidades de processamento do sistema nervoso, responsáveis por transmitir informações através de sinais elétricos e químicos.

Etapas e Funcionamento do Sistema Nervoso

Imagem com Etapas e Funcionamento do Sistema Nervoso

Os processamentos de informações do nosso organismo passa por algumas etapas dentro do nosso corpo, e a seguir iremos mostrar como elas ocorrem:

  1. Recebendo Informações:

Primeiramente, esse sistema capta informações do ambiente ao nosso redor e do nosso próprio corpo por meio dos órgãos sensoriais, como os olhos, ouvidos, nariz, língua e pele. 

Além disso, esses órgãos convertem estímulos externos, como luz, som, cheiros, sabores e toques, em sinais elétricos que podem ser compreendidos pelo sistema nervoso

  1. Processamento de Informações:
Veja também:  Sistema Endócrino - Entenda como ele funciona!

Nesta etapa, após as informações serem recebidas pelos órgãos sensoriais, elas são enviadas para o cérebro e a medula espinhal para processamento. 

Então, como o cérebro é o centro de comando do sistema nervoso, ele é responsável por tomar decisões, processar informações e coordenar atividades complexas. 

Já a medula espinhal, por sua vez, atua como uma via de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.

  1. Transmitindo Sinais:

Após isso, a etapa de transmissão de sinais, ocorre através dos neurônios, que são células especializadas do sistema nervoso.

Contudo, esses neurônios possuem dendritos, que recebem sinais de outros neurônios, e axônios, que transmitem os sinais para outras células.

Além disso, os sinais são transmitidos como impulsos elétricos ao longo dos axônios dos neurônios. Por fim, as sinapses, junções entre os neurônios, permitem a transmissão dos sinais de um neurônio para o próximo.

  1. Resposta e Ação:

Nessa etapa, os sinais são transmitidos pelo sistema em questão e ativam diferentes áreas do corpo para produzir uma resposta ou ação apropriada.

Além disso, os músculos são estimulados a contrair ou relaxar para realizar movimentos. 

Já as glândulas são estimuladas a secretar hormônios ou substâncias químicas no corpo.

Além disso, funções automáticas do corpo, como a respiração, a frequência cardíaca e a digestão, são controladas pelo sistema nervoso autônomo.

Órgãos que fazem parte do Sistema Nervoso

A seguir iremos listar os principais órgãos que compõem esse sistema

Tais órgãos trabalham em conjunto para garantir a comunicação e o funcionamento adequado do sistema nervoso como um todo, são eles:

  • Cérebro

O cérebro é o órgão central desse sistema e está localizado no crânio. Ele é dividido em diferentes regiões, cada uma com funções específicas. O córtex cerebral é responsável pelo pensamento consciente, memória, linguagem, percepção e tomada de decisões. 

Além disso, outras regiões, como o cerebelo, são responsáveis pelo equilíbrio, coordenação motora e controle dos movimentos.

  • Medula Espinhal:

A medula espinhal é uma longa estrutura que se estende da base do cérebro até a região lombar da coluna vertebral. Ela desempenha um papel fundamental na transmissão de informações entre o cérebro e o resto do corpo. 

Além disso, a medula espinhal também coordena reflexos involuntários, como o movimento rápido de tirar a mão de uma superfície quente.

  • Nervos Periféricos:

Os nervos periféricos são feixes de fibras nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e do cérebro, levando informações para o sistema nervoso central e transmitindo sinais para os órgãos, músculos e tecidos do corpo. 

Além disso, esses nervos são responsáveis pela comunicação entre o sistema nervoso central e o restante do organismo.

  • Neurônios:

Os neurônios são as células especializadas desse sistema, responsáveis pela transmissão dos sinais elétricos e químicos. 

Além disso, eles são compostos por um corpo celular, que contém o núcleo e as estruturas celulares essenciais, e prolongamentos chamados dendritos e axônios. Os dendritos recebem sinais de outros neurônios, enquanto os axônios transmitem os sinais para outras células.

  • Sistema Nervoso Autônomo:
Veja também:  Gimnospermas: o que são, características e exemplos

Além do sistema nervoso central, há o sistema nervoso autônomo, que controla funções automáticas e involuntárias do corpo, como: respiração, frequência cardíaca, digestão e a regulação da temperatura corporal. 

Além disso, o sistema nervoso autônomo é dividido em duas partes: 

  • Sistema nervoso simpático – que prepara o corpo para situações de estresse ou emergência.
  • Sistema nervoso parassimpático – que promove o relaxamento e a conservação de energia.
  • Gânglios:

Os gânglios são agrupamentos de células nervosas localizados fora do cérebro e da medula espinhal. 

Além disso, estão presentes em várias partes do corpo, principalmente ao longo dos nervos periféricos, desempenhando um papel importante no processamento e na integração dos sinais nervosos.

  • Órgãos dos Sentidos:

Os órgãos dos sentidos, como os olhos, ouvidos, nariz, língua e pele, também são considerados parte do sistema nervoso. 

Além disso, eles recebem estímulos do ambiente e os convertem em sinais nervosos transmitidos ao cérebro para processamento e interpretação.

Por fim, podemos garantir que o sistema nervoso é o sistema de comunicação e controle do nosso corpo, que nos permite interagir com o mundo ao nosso redor, processar informações, tomar decisões, controlar nossos movimentos e experimentar uma ampla gama de emoções. 

Portanto, é através desse sistema que a mente e o corpo se conectam, permitindo-nos expressar quem somos e como nos relacionamos com o ambiente.

Pois bem, agora que você já sabe bastante sobre essa parte tão importante da Biologia, que é o funcionamento do Sistema Nervoso, vamos praticar fazendo alguns exercícios para testar o seu conhecimento.

Exercícios sobre o Sistema Nervoso

Assinale a alternativa correta:

1) Qual das seguintes estruturas não faz parte do sistema nervoso central?

a) Cérebro

b) Medula Espinhal

c) Nervos cranianos

d) Gânglios periféricos

2) O sistema nervoso central é composto por:

a) Cérebro e medula espinhal

b) Nervos periféricos e gânglios

c) Órgãos dos sentidos

d) Todos os neurônios do corpo

3) A principal função do sistema nervoso central é:

a) Regular o funcionamento do sistema imunológico

b) Coordenar e processar informações sensoriais

c) Controlar a contração muscular

d) Secretar hormônios

Nos exercícios a seguir, assinale (F) se verdadeiro ou (F) se falso:

4) O sistema nervoso central é responsável pelo controle das atividades voluntárias do corpo. 

5) A substância branca do sistema nervoso central é composta principalmente por corpos celulares de neurônios. 

6) O hipotálamo é uma região do sistema nervoso central responsável pela regulação da temperatura corporal. 

Responda de forma dissertativa as seguintes perguntas:

7) Explique a diferença entre substância cinzenta e substância branca no sistema nervoso central.

8) Descreva a função do cerebelo no sistema nervoso central.

9) Cite e explique brevemente as três principais funções do sistema nervoso central.

você pode gostar também

Escreva um comentário