Animais em Extinção no Brasil: veja as espécies ameaçadas!

Apesar da grande riqueza em biodiversidade, existem diversos animais em extinção no Brasil, e o país corre o risco de perder diversas espécies animais presentes em suas regiões nos próximos anos.

Em 2016, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgaram o Livro Vermelho, que apresenta uma lista das espécies ameaçadas de extinção no país.

Segundo o estudo, existem atualmente 1.173 espécies animais em situação de risco, incluindo aquelas que já foram extintas, como a arara-azul-pequena e o minhocuçu. Neste artigo, vamos conhecer melhor alguns dos principais animais em extinção no Brasil!

O que significa dizer que uma espécie está em extinção?

Quando uma espécie está em extinção, significa que ela está ameaçada de desaparecer completamente da natureza. Isso ocorre quando a população da espécie está diminuindo rapidamente e não há quantidade suficiente de indivíduos para garantir a sua sobrevivência a longo prazo.

As causas da extinção podem ser diversas, incluindo perda de habitat, caça excessiva, mudanças climáticas, poluição, entre outras.

A extinção de uma espécie pode ter graves consequências para todo o ecossistema em que ela está inserida, afetando também a vida humana. Por isso, é importante preservar a biodiversidade e garantir a sobrevivência das espécies ameaçadas.

Veja abaixo as 22 principais espécies de animais em extinção no Brasil:

1 – Ararinha-azul

Imagem com Ararinha-azul
agenciabrasil.ebc.com.br

A ararinha-azul é uma espécie de ave endêmica da região da caatinga. É considerada extinta na natureza desde 2000, mas ainda existe em cativeiro. A principal causa da sua extinção foi a captura excessiva para o comércio de animais silvestres.

2 – Mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado é uma espécie de primata encontrada na Mata Atlântica. Atualmente, a população da espécie é de cerca de 3.200 indivíduos e está em recuperação após anos de declínio populacional causado pela destruição do habitat e pela caça.

Veja também:  Sistema Endócrino - Entenda como ele funciona!

3 – Onça-pintada

Imagem com Onça-pintada
mundoeducacao.uol.com.br

A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção devido à perda de habitat, caça e conflitos com humanos. Estima-se que existam atualmente cerca de 16 mil onças-pintadas na natureza.

4 – Tartaruga-de-pente

A tartaruga-de-pente é uma espécie de tartaruga marinha encontrada nas águas tropicais e subtropicais do Brasil. Esta espécie está em risco crítico de extinção devido à captura incidental em redes de pesca, à degradação do habitat e à poluição.

5 – Peixe-boi

Imagem com Peixe-boi
www.infoescola.com

O peixe-boi é um mamífero aquático que habita rios e estuários da região amazônica e da costa brasileira. Esta espécie está em risco de extinção devido à caça e à destruição do habitat.

6 – Tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira é um animal terrestre encontrado em diversos biomas do Brasil, como a Amazônia e o Cerrado. Esta espécie está em risco de extinção devido à destruição do habitat, à caça e aos atropelamentos nas rodovias.

7 – Arara-azul-grande

Imagem com Arara-azul-grande
brasilescola.uol.com.br

A arara-azul-grande é uma ave de grande porte encontrada na Amazônia e no Pantanal. Esta espécie está em risco de extinção devido à caça, ao comércio ilegal e à perda do habitat.

8 – Jacutinga

A jacutinga é uma ave que habita a Mata Atlântica. Esta espécie está em risco de extinção devido à destruição do habitat e à caça.

9 – Baleia-franca

Imagem com Baleia-franca
www.todamateria.com.br

A baleia-franca é um mamífero marinho encontrado na costa sul do Brasil. Esta espécie está em risco de extinção devido à caça comercial no passado e à colisão com embarcações.

10 – Lobo-guará

O lobo-guará é um animal encontrado no Cerrado e em áreas de transição para a Caatinga e a Mata Atlântica. Esta espécie está em risco de extinção devido à destruição do habitat e à caça.

11 – Macaco-aranha

Imagem com Macaco-aranha
www.amda.org.br

O macaco-aranha é um primata encontrado na Amazônia e no Cerrado. Esta espécie está em risco de extinção devido à destruição do habitat e à caça.

12 – Pato-mergulhão

O pato-mergulhão é uma ave aquática encontrada em rios de água cristalina da região central do Brasil. Esta espécie está em risco crítico de extinção devido à degradação do habitat, à poluição e à construção de barragens.

13 – Tatu-bola

Imagem com Tatu-bola
www.megacurioso.com.br

O tatu-bola é um animal encontrado na Mata Atlântica e no Cerrado. Esta espécie está em risco de extinção devido à destruição do habitat e à caça.