Categories: Cinema

Top 10: As Produções Cinematográficas Mais Longas de Todos os Tempos

O filme Avatar 2 chegou aos cinemas, e com ele uma grande polêmica: suas três horas e doze minutos de duração. Há quem ame, mas há também quem deteste ficar tantas horas assistindo a um filme.

No entanto, muitas vezes é necessário ter algumas produções cinematográficas mais longas para uma narrativa mais rica e complexa, pois há mais tempo para explorar subtramas e tornar a história mais envolvente e imersiva.

Confira agora as 10 produções cinematográficas mais longas da história!

1. A Cura da Insônia (1987) – 87 horas

Foto: A Cura da Insônia (1987)

A Cura da Insônia é um documentário experimental de 1987 dirigido por John Henry Timmis IV. O filme consiste em uma gravação de 87 horas ininterruptas de uma terapia em grupo para insônia, conduzida pelo psicólogo Dr. Arthur Lewin.

Durante a sessão, os participantes discutem seus problemas de sono e compartilham suas experiências. Ao todo são mais de 3 dias de filme.

O filme foi um sucesso no circuito de festivais de cinema e é considerado uma das produções cinematográficas mais longas já feitas. Embora possa parecer uma proposta estranha, o documentário foi bem recebido pela crítica e pelo público, sendo elogiado por sua autenticidade e impacto emocional.

2. Anjos Assassinos (1993) – 4 horas e 31 minutos

Foto: Anjos Assassinos (1993)

Anjos Assassinos é um filme de ação e drama lançado em 1993, dirigido por Tony Scott e estrelado por Denzel Washington e Christopher Walken. A trama gira em torno de um ex-agente secreto que se tornou um assassino profissional e é contratado para proteger uma jovem que é alvo de um grupo perigoso.

O filme é conhecido por suas cenas de ação emocionantes e pela atuação brilhante de Washington e Walken. Apesar de ter uma duração de 4 horas e 31 minutos, Anjos Assassinos foi um sucesso de bilheteria e é considerado uma das produções cinematográficas mais longas já lançadas em Hollywood.

É possível assistir a Anjos Assassinos no PrimeVideo!

3. Cleópatra (1963) – 4 horas e 6 minutos

Foto: Cleópatra (1963)

Cleópatra é um épico histórico que retrata a vida da rainha egípcia Cleópatra e seu relacionamento com os líderes romanos Júlio César e Marco Antônio.

O filme apresenta cenas grandiosas, com figurinos e cenários impressionantes, além de um elenco estrelado, liderado por Elizabeth Taylor no papel de Cleópatra.

Um detalhe deste filme, é que seu orçamento foi extremamente alto para a época. Além disso, o filme teve um grande sucesso de bilheteria e se tornou uma das produções cinematográficas mais longas já feitas.

Cleópatra recebeu vários prêmios e foi indicado a nove Oscars, incluindo Melhor Filme, e ganhou quatro. É possível assistir ao filme através do Star+!

4. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) – 4 horas e 11 minutos

Foto: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é o terceiro e último filme da trilogia de Peter Jackson baseada na obra de J.R.R. Tolkien. A história acompanha a jornada de Frodo e Sam em sua missão para destruir o Um Anel, enquanto Aragorn lidera o exército humano na batalha final contra as forças do mal de Sauron.

O filme venceu 11 Oscars, incluindo o de Melhor Filme e foi um grande sucesso comercial, arrecadando mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo.

Com 4 horas e 11 minutos, O Retorno do Rei é uma das produções cinematográficas mais longas já feitas e é considerado um marco do cinema épico e de fantasia.

5. Hamlet (1996) – 4 horas e 2 minutos

Foto: Hamlet (1996)

Hamlet é um filme baseado na peça homônima de William Shakespeare e dirigido por Kenneth Branagh. A história gira em torno do jovem príncipe da Dinamarca, Hamlet, que luta com sua própria sanidade após descobrir que seu tio matou seu pai, o rei, e se casou com sua mãe.

O filme apresenta um elenco de renome, incluindo Kate Winslet, Derek Jacobi e Robin Williams. Com uma duração de 4 horas e 2 minutos, Hamlet é uma das produções cinematográficas mais longas baseadas em uma obra de Shakespeare.

Foi indicado a quatro prêmios Oscar, incluindo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor.

6. A Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) – 4 horas e 2 minutos

Foto: A Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

A Liga da Justiça de Zack Snyder é um filme de super-heróis baseado nos personagens da DC Comics. A trama segue a Liga da Justiça, formada por Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue, que precisam se unir para enfrentar o vilão Lobo da Estepe e seu mestre, Darkseid.

O filme é uma versão estendida e reeditada do filme lançado em 2017, dirigido por Zack Snyder. Sua versão completa tem cerca de 4 horas de duração e conta com cenas adicionais e um tom mais sombrio em relação à versão original.

O filme foi muito aguardado pelos fãs e se tornou um sucesso, consolidando-se como uma das produções cinematográficas mais longas da história.

7. E o Vento Levou (1939) – 3 horas e 58 minutos

Foto: E o Vento Levou (1939)

E o Vento Levou é um filme épico americano de 1939, dirigido por Victor Fleming e baseado no romance de Margaret Mitchell.

A história é ambientada durante a Guerra Civil Americana e segue a vida de Scarlett O’Hara, uma mulher forte e ambiciosa, que luta para manter sua plantação de algodão e tenta reconquistar o amor de seu vizinho, Ashley Wilkes, enquanto se envolve com o carismático Rhett Butler.

O filme é conhecido por seus figurinos deslumbrantes, fotografia impressionante e performances memoráveis.

E o Vento Levou foi um grande sucesso de bilheteria e venceu 10 Oscars, incluindo o de Melhor Filme, tornando-se uma das produções cinematográficas mais longas e aclamadas de todos os tempos.

8. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) – 3 horas e 48 minutos

Foto: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel é um filme épico de fantasia baseado no primeiro livro da trilogia de J.R.R. Tolkien. Dirigido por Peter Jackson, o filme segue a jornada de Frodo Baggins, um hobbit que recebe a tarefa de destruir um anel maligno que poderia destruir todo o mundo.

Acompanhado por um grupo de personagens fascinantes, Frodo enfrenta muitos desafios e perigos ao longo do caminho.

Lançado em 2001, o filme foi um enorme sucesso de bilheteria e crítica, ganhando quatro Oscars e sendo aclamado como uma das maiores produções cinematográficas mais longas da história.

9. Era Uma Vez Na América (1984) – 3 horas e 49 minutos

Foto: Era Uma Vez Na América (1984)

Era Uma Vez Na América é uma das produções cinematográficas mais longas de todos os tempos, com uma duração de 3 horas e 49 minutos.

Dirigido por Sergio Leone em 1984, o filme narra a história de um grupo de amigos judeus que crescem juntos em Nova York durante os anos 1920 e 1930, envolvendo-se em atividades criminosas.

O sucesso do filme se deve ao elenco de estrelas, incluindo Robert De Niro e James Woods, bem como a habilidade de Leone em criar uma narrativa rica e imersiva que captura a essência da vida de gangsters em Nova York.

Era Uma Vez Na América continua sendo uma das produções cinematográficas mais longas e aclamadas da história do cinema.

10. Os Dez Mandamentos (1956) – 3 horas e 40 minutos

Foto: Os Dez Mandamentos (1956)

Por fim, lançado em 1956, Os Dez Mandamentos é um épico bíblico dirigido por Cecil B. DeMille, com uma duração de 3 horas e 40 minutos. O filme narra a história de Moisés, desde seu nascimento até sua liderança do povo hebreu na fuga do Egito.

O sucesso do filme se deve ao seu elenco estelar, incluindo Charlton Heston como Moisés, além da produção grandiosa e impressionante.

Os Dez Mandamentos é considerado um marco na história das produções cinematográficas mais longas, e continua a ser um dos filmes mais populares de todos os tempos.

E aí, você curte filmes longos ou prefere os mais curtos? Confira também as 10 produções cinematográficas mais curtas!

Publicações recentes

Como os Seres Vivos se Adaptam ao Ambiente em Constante Mudança?

Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…

1 mês atrás

Desvendando os Mistérios do DNA

O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…

1 mês atrás

Dominando Arte da Análise de Textos

Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…

1 mês atrás

Esse website usa cookies.