Bem-vindo ao Conhecimentos Gerais, um site dedicado a oferecer informações e conhecimentos sobre uma variedade de matérias, incluindo português, matemática, ciências, geografia e muito mais.

Melhores Times de Basquete do Brasil: Os 5 Mais Famosos

O Brasil é o país do futebol e todos já estão cansados de saber disso. No entanto, outros esportes vêm ganhando cada vez mais espaço por aqui, como é o caso do basquete e, no nosso artigo, você conhecerá os melhores times de basquete do Brasil.

Mas, por esse esporte passar por muitas oscilações no Brasil, é fácil ficar perdido em meio aos times, jogos e etc. 

O campeonato nacional, por exemplo, já teve muitos nomes e hoje é conhecido como Novo Basquete Brasil (NBB). Muitos times também tiveram que encerrar as atividades por conta da falta de patrocínio ou até mesmo se uniram a outros. 

Por isso, se você está na dúvida sobre quem é o maioral, não se preocupe. Isso porque nós preparamos um TOP 5 dos melhores times de basquete do Brasil.

Sendo assim, leia até o final e conheça um pouco sobre a história de cada um deles.

TOP 5: Melhores times de Basquete do Brasil

Confira, a seguir, a nossa seleção dos melhores times de basquete do Brasil, todos os selecionados foram classificados de acordo com o número de campeonatos nacionais ganhos:

Imagem com Sesi Franca
Foto: Sesi Franca – Liga Nacional de Basquete

Sesi Franca

Para começar a nossa lista dos melhores times de basquete do Brasil com o pé direito, trouxemos o que ganhou mais vezes o campeonato nacional: o Sesi Franca. Antigamente ele era chamado de Franca Basquete.

Acredite se quiser, o Sesi Franca já ganhou incríveis 12 títulos! E isso sem falar das inúmeras edições em vice, 3º e 4º lugar. 

Como se não fosse o bastante, eles ainda contam com todas essas conquistas na lista:

  • 6 Sul-Americano de Clubes;
  • 4 Pan-Americano de Clubes;
  • 1 Liga Sul-Americana;
  • 11 Super 8;
  • 14 Campeonato Paulista.

O Sesi Franca foi o campeão da NBB desse ano, depois de 23 anos sem ganhar o título.

Flamengo

O segundo colocado do nosso TOP 5 é o Flamengo, uma das equipes mais fortes atualmente no basquete do Brasil. Eles também contam com vários títulos na conta:

  • 7 campeonatos nacionais;
  • 46 cariocas;
  • 2 Super 8;
  • 1 campeonato sul americano;
  • 1 liga sul-americana;
  • 1 liga das américas;
  • 1 mundial de interclubes.
Veja também:  Conheça Os 10 Principais Times da NBA (Lakers, Warriors...)

Nesse ano de 2022, o Flamengo acabou perdendo o nacional para o Sesi Franca, ficando na posição de vice.

O Flamengo também foi o último time que Marcelinho Machado jogou, um dos grandes nomes do basquetebol brasileiro que já foi considerado MVP da Copa América.

Imagem com time de basquete do Corinthians
Foto: time de basquete do Corinthians – Central do Timão

Corinthians

Seguindo a nossa seleção dos melhores times de basquete do Brasil, temos o Corinthians com 4 títulos nacionais da primeira divisão.

Trata-se de um time que já passou por muitos altos e baixos, incluindo união com outros times e até mesmo rebaixamento. Mas, mesmo com tantas reviravoltas, eles conseguiram acumular um grande quantidade de vitórias, incluindo:

  • 1 título nacional da segunda divisão;
  • 14 paulistas;
  • 17 paulistanos.

Atualmente, o time tem ganhado cada vez mais força e já conseguiu voltar para a 1ª divisão. Quem sabe eles não conseguem levar mais um título nacional em breve?

Lobos de Brasília

Outro time de basquete que fez muito sucesso aqui no Brasil foi o Instituto Viver Basquetebol, mais conhecido como Lobos de Brasília

Ele foi fundado em 2000 e fechou suas portas em 2017. No entanto, esse período de atividade foi o suficiente para que eles conseguissem entrar para a história do basquete nacional. 

Os Lobos de Brasília conquistaram 4 campeonatos nacionais. Além disso, foram os primeiros brasileiros a vencerem a Liga das Américas. Impressionante, não é mesmo?

Como se não fosse o bastante, esse time ainda conta com os seguintes títulos:

  • 3 Liga Sul Americana;
  • 2 Supercopa Brasil;
  • 11 Campeonatos Metropolitanos (hoje chamado de “Liga BRABA”).
Imagem com time Bauru
Foto: Bauru – Twitter

Bauru

E para finalizar o nosso TOP 5 dos melhores times de basquete do Brasil com chave de ouro, temos o Bauru, de São Paulo.

Apesar de contar com apenas dois títulos nacionais, o Bauru tem uma história muito interessante e algumas vitórias nas costas, como:

  • 3 Campeonatos Paulistas;
  • 1 Liga das Américas;
  • 1 Liga Sul-Americana.

Além disso, Bauru já jogou contra dois clubes da NBANew York Knicks e Washington Wizards. Apesar de ter perdido os dois jogos, esse é um feito em tanto, não é verdade?

Veja também:  Melhores Jogadores de Tênis: 5 Grandes Nomes do Esporte

As pessoas também perguntam:

Qual é o melhor time de basquete do Brasil?

Sesi Franca

Como você viu no nosso TOP 5 dos melhores times de basquete do Brasil, o primeiro selecionado é o Sesi Franca, que é o time que mais venceu campeonatos nacionais. Eles somam incríveis 12 títulos e, inclusive, foram os campeões desta temporada de 2022.

Quais são os principais times de basquete no Brasil?

bandeira flamengo

Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil conta com muitos times de basquete. Apesar disso, muitos não recebem os patrocínios necessários e precisam fechar as portas. Sendo assim, muitos times fortes, como os Lobos de Brasília, já não existem mais. Mas, atualmente, os principais times em atividade são: Sesi Franca, Flamengo, Corinthians, Bauru e Vasco da Gama.

Qual o melhor time de basquete hoje?

question

Apesar do Sesi Franca (antigo Franca Basquete) ter sido o campeão da temporada de 2022, eles enfrentaram uma seca de campeonatos nacionais há 23 anos. Sendo assim, um dos melhores times de basquete do Brasil da atualidade é o Flamengo, que conquistou vários títulos na última década.

Qual o melhor jogador de basquete brasileiro?

O melhor jogador de basquete brasileiro foi o Oscar Schmidt, também chamado de “Mão Santa”. Ele jogou em alguns times nacionais, como Sírio e Palmeiras, e também da Europa

Também é aceito que Oscar Schmidt é o maior pontuador da história do basquete, somando um total de 49.737 pontos. 

No entanto, esses números são apenas aproximados, já que não houve contagem de todos os jogos que Schmidt jogou. Sendo assim, o recorde oficial ainda pertence à Kareem Abdul Jabbar.

Além disso, Oscar foi o jogador de basquete com uma das carreiras mais longas: 26 anos de quadra!

Conclusão

Como você viu, apesar de não ser uma potência no basquete, o Brasil conta com diversos times fortes, compostos por muitos jogadores competentes e talentosos

Quem sabe, em um futuro próximo, o esporte seja mais valorizado aqui no país e nenhum deles precise mais fechar as portas, não é mesmo?

E aí, curtiu o nosso TOP 5 dos melhores times de basquete do Brasil? Para qual deles vai a sua torcida? Conte para a gente aqui nos comentários!

você pode gostar também

Escreva um comentário